MINICURSO 9

Título: Produção de commodities x Agroecologia: reflexões sobre o panorama brasileiro a partir da realidade da Região Amazônica.
Ministrante: Prof. José Aparecido Lima Dourado (UEA/CEST)
Carga horária: 4 horas
Número de participantes: 20 participantes
Ementa/resumo: A crise alimentar e a alta nos preços dos alimentos verificadas atualmente no mundo, e com fortes indicativos no Brasil, colocam elementos para se pensar a realidade do campo brasileiro, principalmente da agricultura camponesa, visto que esta embora seja responsável por aproximadamente 80% da produção de alimentos consumidos pela população brasileira fica com a menor parcela dos financiamentos feitos pelo governo, que direciona os recursos para o agronegócio voltado às demandas do mercado externo. As políticas de governo pautadas no incentivo às exportações tem provocado a expansão da produção de commodities na Amazônia, causando  impactos ainda pouco conhecidos/pesquisados, aspecto que carece de uma análise aprofundada no sentido de perspectivar sobre os seus desdobramentos para as próximas décadas. Nesse sentido, propomos refletir sobre a produção de alimentos pela agricultura familiar camponesa, enfatizando a importância da agroecologia enquanto alternativa para o modelo de desenvolvimento agrário-agrícola adotado pelo Brasil. Com estas reflexões esperamos contribuir para o debate sobre a necessidade de colocar na pauta de discussão assuntos como soberania alimentar, Reforma Agrária e justiça social no campo, visto que estes são assuntos não são abordados com a devida importância pelas políticas publicas.

Leitura complementar

ALTIERI. M. A. Biotecnología agrícola: mitos, riesgos ambientales y alternativas. Universidad de California, Berkeley. Disponível em: http://www.4shared.com/file/47370246/aa28a8e0/Miguel_Altieri_sobre_biotecnologia_y_transgenic
os.html?s=1> Acesso em: 18 de out/2008.
BECKER, B. Amazônia. São Paulo: Ática, 1990.
______. Amazônia: geopolítica na virada do III milênio. Rio de Janeiro: Garamond, 2006.
CARVALHO, Otamar de. A economia política do Nordeste: seca, irrigação e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Editora Campus; Brasília: ADIB - Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem, 1988. 503 p.
CASTRO, I. E. de. Seca versus seca: novos interesses, novos territórios novos discursos no Nordeste. In: CASTRO, I. E. de; GOMES, P. C. da C.; CORRÊA, R. L. (Org.). Brasil: questões atuais e reorganização do território. Rio de Janeiro : Bertrand Brasil, 1988.
CARTILHA DE ZONEAMENTO ECOLÓGICO E ECONÔMICO (ZEE). Disponível em: http://www.seplan.rr.gov.br. Acesso em 01/07/2011.
DOURADO, J. A. L. Modernização da agricultura: expropriação camponesa e precarização do trabalho no agronegócio da manga em Livramento de Nossa Senhora (BA). (Dissertação de Mestrado). Catalão (GO), Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão, 2010.
FERNANDES, B. M. A estrangeirização de terras. Caderno Conflitos no Campo (CPT), 2010.
LIPIETZ, A. O capital e seu espaço. François Maspero, Paris, 1977.
OLIVEIRA, F. de. Elegia para uma re(li)gião: SUDENE, Nordeste, planejamento e conflitos de classes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
PORTO-GONÇALVES, C. W. Amazônia, Amazônias. São Paulo: Contexto, 2001.
PRIMAVESI, A. M. Agroecologia: práticas e saberes. Conferência de Abertura do I Simpósio Sobre Agroecologia do Sudeste Goiano, realizado em abril/2007 na UFG/Campus Catalão.
SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: EDUSP, 2009.
SPOSITO, E. S. Contribuição à metodologia do ensino do pensamento geográfico. Presidente Prudente: FCT/UNESP, 2000 (Tese de Livre Docência).
THOMAZ JÚNIOR, A. O agrohidronegócio no centro das disputas territoriais e de classe no Brasil do século XXI. Campo-Território: revista de Geografia Agrária, v. 5, n. 10, p. 92-122, agosto de 2010.
______. Dinâmica territorial do agrohidronegócio e os desdobramentos para o trabalho. Anais... XI Jornada do Trabalho – Trabalho e as escalas da práxis emancipatórias: autonomia de classe frente à territorialização do capital. 12 a15 de outubro, UFPB – João Pessoa, 2010.
TORRES, A. T. G. Hidroterritórios (novos territórios da água): os instrumentos de gestão dos recursos hídricos e seus impactos nos arranjos territoriais. 2007. 127 f. (Dissertação de Mestrado) Universidade Federal da Paraíba – UFPB.